top of page
Buscar
Foto do escritorEcomundi

Você já aproveita a energia solar e talvez não saiba.

Nós consumimos energia em muitas formas diferentes. Apesar disso, toda a energia que usamos é criada pelo sol, direta ou indiretamente. As reações da fusão nuclear energizam as estrelas, incluindo o sol, e a luz solar resultante disso tem efeitos profundos em nosso planeta.


A luz do sol contém quantidades surpreendentes de energia. Em média, mesmo viajando por milhões de quilômetros, quando a luz solar chega à terra, ela contém energia suficiente para iluminar 100 lâmpadas LED, se toda energia pudesse ser aproveitada. A tecnologia fotovoltaica consegue aproveitar um pouco dessa energia e só irá crescer no futuro em uso e eficiência.


Para efeitos de conhecimento, essa é a matriz elétrica brasileira:

A energia do sol aquece a superfície do planeta, causando enormes transferencias de calor e pressão em padrões climáticos e correntes marítimas. As correntes de ar movem as turbinas eólicas. A energia solar também causa a evaporação da água que cai em forma de chuva nas represas, que são usadas para gerar eletricidade através das hidrelétricas.


Apesar disso, uma das formas mais comuns que usamos a energia solar é indiretamente através dos combustíveis fosseis. Quando a luz do sol atinge uma planta, parte da energia é captada pela fotossíntese e armazenada em ligações químicas durante o crescimento da planta. Nós podemos recuperar essa energia meses ou anos depois queimando partes das plantas como a madeira, assim liberando essa energia em forma de calor e luz.


Mas utilizamos essa energia em sua forma mais concentrada que é resultado das matérias orgânicas passarem milhões de anos sob intensas atividades subterrâneas químicas e geológicas, sendo transformadas em carvão, petróleo e gases naturais.


De qualquer forma, estamos recuperando o poder da luz do sol.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page